Camila e Felipe

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Exercícios físicos e preparação para o grande dia

Olá, noivas sonhadoras!

Hoje no blog é dia de dica, com um bate-papo super esclarecedor com a Educadora Física Giovanna Godoi. 



Imagem de internet.


Ela nos deu algumas dicas para que os casais que estão se preparando para o grande dia cheguem em boa-forma no dia do casamento e o mais importante, cheios de saúde. Agora, vamos as dicas que a Gi preparou para nós:

"Até a chegada do dia do casamento, não faltam preocupações aos noivos. Ao juntar a correria do dia-a-dia com a organização do evento, uma das coisas que acabam sendo deixadas de lado é a prática do exercício físico/esportes.

Sabe-se que o exercício físico e participações esportivas estão associadas à melhora da qualidade de vida, percepção que está vinculada ao bem-estar físico, psíquico, social, espiritual, entre outros.

Os benefícios que advém com a prática de exercício físicos/esportes são de curto, médio e longo prazo. Entre eles, poderíamos citar:

Saúde: diminuição do risco de desenvolvimento de doenças crônicas não degenerativas (hipertensão arterial, diabetes, etc.) entre outras doenças;

Condicionamento Físico: melhora o desempenho na prática do exercício/esporte e passa-se a ter mais disposição e melhor desenvoltura nas atividades diárias da vida;

Peso e medidas corporais: com a prática regular do exercício físico e alimentação saudável é possível perder peso, uma vez que o corpo começa a ter um maior gasto energético, fazendo com que o praticante tenha uma perda gradual de peso, que é considerada uma questão tanto de saúde quanto de estética; outra possibilidade é a manutenção de seu peso atual. Isso deve ser conversado com o profissional de educação física, para que ele possa orientar o treino de acordo com seu interesse;

Diminuição do stress: a prática de uma atividade que lhe agrada trará sensação de alívio e prazer ao corpo;

Melhora da autoestima: o exercício ajuda a nos relacionarmos melhor com nosso corpo e com a forma que o vemos, seja através da perda de peso, da tonificação muscular ou do benefício indireto que ele proporciona (roupas que se ajustam melhor ao corpo, sentir-se mais bonito, mais confiante). A melhora da autoestima motiva o individuo a fazer escolhas por um estilo de vida mais saudável;

Melhora do humor: o exercício físico ajuda na produção e liberação dos chamados “hormônios da felicidade” (serotonina, endorfina, entre outros), trazendo melhora do humor no dia-a-dia.


Imagem de internet.



Os novos adeptos dos exercícios físico/esporte precisam ficar atentos a alguns pontos, para que o início seja seguro e garanta a continuidade da prática por muito tempo:

  • RESPEITE SEU CORPO e seus limites. Não será do dia para a noite que você implantará mudanças alimentares ou mudanças na rotina sedentária. Comece devagar!
  • Passe por uma avaliação médica antes de iniciar o seu exercício, certificando-se que você está apto à prática segura;
  • Escolha um profissional de educação física qualificado para orientar sua prática. Ele saberá definir o treino adequado as suas necessidades e interesses e orientará de forma correta a execução, prevenindo possíveis lesões por prática inadequada e saberá como trazer novos estímulos ao treino;
  • Alie o exercício físico à alimentação saudável (procure um nutricionista, se achar necessário);
  • Escolha uma modalidade que realmente seja do seu interesse, que lhe dê prazer ao praticar: natação, musculação, dança, ginástica, corrida, etc. Isso lhe trará boas experiências, novas histórias, um novo hobby e grandes chances de você levar o exercício físico por muitos anos de sua vida!
  • Faça a atividade escolhida regularmente, dedicando algumas horas da semana a ela;
  • Torne ativa sua rotina, com atividades de lazer (andar de bicicleta aos domingos, caminhar em parques/ruas), subir escadas, não utilizar o carro para pequenas distâncias, descer do ônibus alguns pontos antes;
  • Separe um horário do dia para o exercício físico Para a prática regular, é necessário se organizar. Isso o ajudará ser assíduo.
  • Estabeleça metas viáveis! Não deixe para começar seus treinos na segunda-feira, qualquer dia pode e deve ser usado para o início dos treinos.  A motivação virá somente de você. Podem haver estímulos externos (noivo, pais, amigos), mas somente você poderá tomar a iniciativa e começar a alcançar seus objetivos. E você poderá comemorar suas pequenas conquistas diárias. Desfrute do prazer de se exercitar!" 


Imagem de internet.




Noivinhas, espero que tenham gostado das dicas da Gi! Mostre esse post do blog para seu noivo e comecem hoje mesmo a se exercitar! 

Gi, muito obrigada pelas dicas! Amei!

Caso vocês se interessem por ter um treino específico para você, mesmo que você não seja muito fã de academia, entre em contato com a Gi. Ela também prepara coreografias exclusivas para seu grande dia ficar ainda mais inesquecível!

Beijinhos,

Camila.

Esse texto foi desenvolvido pela Giovanna Godoi, que é  bacharel em Educação Física e Esporte – USP/RP, especialista em Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus – SMS/ RP e professora de Dança formada pelo Studio de Dança Luciana Juqueira – RP. Atualmente atua como personal trainer, aulas em grupo, professora de dança e coreográfa. Contato: (16) 992473700.


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